Coronavirus pesquisa umComo foi possível a ciência, que possibilitou ao homem pousar na Lua, colocou satélites no espaço, que permitem saber exatamente onde você está, faz aviões e carros praticamente andarem sozinhos, consegue produzir o clone de uma ovelha, faz cirurgias num feto, ainda no útero da mulher, fabrica robôs quase inteligentes e tantos avanços, que seria enfadonho enumerar, ser colhida de surpresa por um vírus que, segundo consta, nasceu num mercado de carnes em Wuhan, na China? E, pasmem, esse vírus põe o mundo todo, governantes, líderes políticos, médicos, pesquisadores, estrategistas e economistas, todos de joelhos. O médico e editor da revista científica The Lancet publicou artigo no jornal britânico The Guardian, respondendo, de certo modo, a essa pergunta: O coronavírus é a maior falha de política científica global em uma geração. Não temos dúvidas.

Os avisos de médicos e cientistas foram ignorados, com resultados fatais

Richard Horton*

Nós sabiamos que isso estava chegando. Em seu aviso ao mundo em 1994, The Coming Plague, Laurie Garrett concluiu: “Enquanto a raça humana luta contra si mesma, lutando por recursos cada vez difíceis e escassos, a vantagem se move para a área dos micróbios. Eles são nossos predadores e serão vitoriosos se nós, Homo sapiens, não aprendermos a viver em uma aldeia global racional que oferece poucas oportunidades aos micróbios.”

Se você acha que a linguagem dela é hiperbólica, considere a análise mais sóbria do Instituto de Medicina dos EUA em 2004. Ele avaliou as lições do surto de Sars em 2003, citando Goethe: “Saber não é suficiente; nós devemos aplicar. Disposição não é suficiente; nós devemos fazer." Concluiu que "a rápida contenção da Sars é um sucesso na saúde pública, mas também um aviso... Se o Sars voltar a ocorrer... os sistemas de saúde em todo o mundo serão submetidos a extrema pressão... A vigilância contínua é vital".

Mas o mundo ignorou esses avisos.

Coronavirus paciente em Houston Phillip AP Photo David PhillipIan Boyd, ex-conselheiro-chefe científico do governo do Reino Unido, entre 2012 e 2019, lembrou recentemente “uma prática realizada para uma pandemia de gripe na qual cerca de 200.000 pessoas morreram. Isso me deixou arrasado. Mas a experiência desencadeou alguma ação governamental? "Aprendemos o que ajudaria, mas não necessariamente implementamos essas lições", disse Boyd.

A austeridade embotou a ambição e o compromisso do governo em proteger seu povo. O objetivo político era diminuir o tamanho e o papel do Estado. O resultado foi deixar o país fatalmente enfraquecido. Quaisquer que sejam as razões para não agir de acordo com as lições das simulações de Sars e influenza, o fato permaneceu, como Boyd resumiu numa frase, "estávamos mal preparados".

A resposta global ao Sars-CoV-2 é a maior falha de política científica em uma geração. Os sinais eram claros. Hendra em 1994, Nipah em 1998, Sars em 2003, Mers em 2012 e Ebola em 2014; todas essas grandes epidemias humanas foram causadas por vírus que se originaram em hospedeiros de animais e passaram para humanos. O Covid-19 é causado por uma nova variante do mesmo coronavírus que causou o Sars.

O fato de os sinais de alerta não serem ouvidos não é surpreendente. Poucos de nós sofremos uma pandemia e somos todos culpados por ignorar informações que não refletem nossa própria experiência do mundo. Catástrofes revelam a fraqueza da memória humana. Como alguém pode planejar um evento raro aleatório - certamente os sacrifícios serão grandes demais? Mas, como argumenta a sismóloga Lucy Jones em seu livro de 2018, The Big Ones, “os riscos naturais são inevitáveis; o desastre não é”.

O primeiro dever do governo é proteger seus cidadãos. Os riscos de uma pandemia podem ser medidos e quantificados. Como Garrett e o Institute of Medicine mostraram, os perigos de uma nova epidemia são conhecidos e compreendidos desde o surgimento do HIV na década de 1980. Desde então, 75 milhões de pessoas foram infectadas com a doença e 32 milhões morreram. O HIV pode não ter varrido o mundo no mesmo ritmo que o Sars-CoV-2, mas sua longa sombra deveria ter alertado os governos para se prepararem para um surto de um novo vírus.

Durante uma crise, tanto o público quanto os políticos se voltam para especialistas. Mas nessa ocasião, os especialistas - cientistas que modelaram e simularam nossos possíveis futuros - fizeram suposições que se mostraram equivocadas. O Reino Unido imaginou que a pandemia seria muito parecida com a gripe. O vírus da influenza não é benigno - o número de mortes anuais por influenza no Reino Unido varia muito, com um pico recente de 28.330 mortes em 2014-15 - mas a influenza não é Covid-19.

A China, por outro lado, estava marcada por sua experiência com o Sars. Quando o governo percebeu que um novo vírus estava circulando, as autoridades chinesas não aconselharam a lavagem das mãos, uma melhor etiqueta para a tosse e o descarte de tecidos. Eles colocaram em quarentena cidades inteiras e fecharam a economia. Como um ex-secretário de Estado da Saúde da Inglaterra me disse, nossos cientistas sofreram um "viés cognitivo" em direção à ameaça mais leve da gripe.

Talvez por isso, o principal comitê do governo, o novo e emergente grupo consultivo de ameaças aos vírus respiratórios (Nervtag), concluiu em 21 de fevereiro, três semanas após a Organização Mundial da Saúde ter declarado uma emergência de saúde pública de interesse internacional, que eles não tinham objeção para a Saúde pública da Inglaterra fazer a avaliação de risco "moderada" para a população do Reino Unido. Esse foi um erro de julgamento genuinamente fatal.

O fracasso em escalar a avaliação de riscos levou a atrasos mortais na preparação do NHS para a próxima onda de infecções. Os apelos desesperados que recebi da equipe da linha de frente do NHS são dolorosos de ler. "O esgotamento da enfermagem está no nível mais alto de todos os tempos e muitos de nossos heróicos funcionários de enfermagem estão à beira de um colapso emocional".

"É doentio que isso esteja acontecendo e que, de alguma forma, este país ache aceitável deixar alguns membros da equipe adoecerem, serem entubados ou morrerem". "Sinto-me como um soldado indo para a guerra sem uma arma." "É suicídio." "Estou cansado de ser chamado de herói, porque se eu tivesse alguma escolha, não iria trabalhar".

A disponibilidade e o acesso a equipamentos de proteção individual adequados têm sido terrivelmente ruins para muitos enfermeiros e médicos. Algumas pessoas de confiança dos setor hospitalar planejaram bem. Mas muitos foram incapazes de fornecer o equipamento seguro necessário para suas equipes de linha de frente.

Em toda conferência de imprensa, o porta-voz do governo sempre segue a mesma linha: "Temos seguido os conselhos médicos e científicos". É uma boa fala. E isso é parcialmente verdade. Mas o governo sabia que o NHS não estava preparado. Ele sabia que havia falhado em criar a capacidade necessária de aumento de terapia intensiva para atender à provável demanda de pacientes. Como um médico escreveu para mim: "Parece que ninguém quer aprender com a tragédia humana que aconteceu na Itália, China, Espanha ... Isso é realmente triste ... Médicos e cientistas que não conseguem aprender um com o outro".

Deveríamos estar vivendo o Antropoceno, uma era em que a atividade humana se tornou a influência dominante no meio ambiente. A ideia do antropoceno evoca noções de onipotência humana. Mas o Covid-19 revelou a fragilidade surpreendente de nossas sociedades. Isso expôs nossa incapacidade de cooperar, coordenar e agir em conjunto. Mas talvez não possamos controlar o mundo natural, afinal. Talvez não sejamos tão dominantes quanto pensávamos.

Se o Covid-19 eventualmente imbuir os seres humanos com alguma humildade, é possível que, afinal, sejamos receptivos às lições dessa pandemia letal. Ou talvez voltemos à nossa cultura de excepcionalismo complacente e aguardemos a próxima praga que certamente chegará. Para passar pela história recente, esse momento chegará mais cedo do que pensamos.

*Médico e Editor-chefe da revista The Lancet, periódico médico com sede no Reino Unido.

Tradução: JJF

Coronavirus is the greatest global science policy failure in a generation

Artigo publicado no jornal The Guardian, em 9 abr 2020.

Outros artigos sobre o tema

O 'distanciamento social' não é um privilégio para todos

1 milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus no mundo

Qual o segredo da Coreia do Sul para vencer a guerra do coronavírus?

Coreia do Sul: como o país está vencendo o Covid-19?

210 milhões na batalha contra o coronavírus

O tratamento da Grã-Bretanha do surto do coronavírus representa um risco para as pessoas e os políticos

Coronavírus ameaça contaminar a economia global

 

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto