ades suco boa fotoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a produção, comercialização e a distribuição em todo o país de sucos de soja da marca AdeS. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União e envolve "todos os lotes dos produtos Alimento com Soja, marca AdeS" produzidos pela fábrica da Unilever, em Pouso Alegre (MG)

A suspensão foi atribuída à “suspeita de que o produto não atende às exigências legais e regulamentares".  Na semana passada, a Unilever anunciou recolhimento do lote "AGB 25" de sucos AdeS sabor maçã, distribuído em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, depois de identificar que um problema no processo de higienização "resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina".

Recall

Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou um "recall" de sucos de soja sabor maçã da marca Ades de 1,5 litro por contaminação com produtos de limpeza. A companhia identificou que pelo menos 96 unidades do suco estariam inapropriadas para o consumo humano. Os lotes envolvidos são os com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro de 2013, com validade a vencer em 22 de dezembro de 2013.

 "Nestas unidades foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina", explicou a companhia em nota. Em comunicado, a unidade brasileira da holding de consumo alerta que a ingestão dos sucos contaminados pode provocar queimadoras.

Na nota de quinta-feira, a companhia afirmava que a falha já fora identificada e solucionada e os produtos que ainda estivessem nos pontos de venda estavam sendo recolhidos. A empresa garantiu que os produtos Ades que não correspondem a este lote se encontrariam em perfeitas condições para consumo.

A empresa pede que os consumidores verifiquem os produtos já adquiridos e, caso se trate do lote mencionado, não o consumam e entrem em contato gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às 20h, ou pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O processo que envolve este recall não apresentará qualquer custo ao consumidor.

Não há informações claras e de fácil acesso, no site da Unilever, sobre o procedimento de "recall" e, agora, sobre a decisão da Anvisa de suspender o produto em todo o país. Nos casos de contaminação de alimentos, a empresa envolvida deve dar ampla publicidade, porque o tema tem relação direta com a saúde dos consumidores. A indústria de alimentos lidera proporcionalmente o índice de crises corporativas no país, respondendo por cerca de 13% de todos os casos de crises.

"Apesar da Unilever já ter realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades, segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema", disse a Anvisa em nota.

Consumidores já se queixaram nas redes sociais de que o telefone posto à disposição para SAC tem atendimento irregular, não respondendo a todas as chamadas.

Toddynho teve crise semelhante

Em setembro de 2011, a empresa PepsiCo, fabricante do achocolatado Toddynho, enfrentou uma crise semelhante. Na limpeza de um dos tanques de envazamento, escapou material de limpeza, que contaminou um lote do achocolatado. O material utilizado para limpeza continha substância com o mesmo PH da soda cáustica, podendo causar sérios problemas à saúde dos consumidores.

Esse lote contaminado foi enviado ao Rio Grande do Sul e cerca de 40 consumidores, incluindo crianças, tiveram problemas de saúde. A empresa, na ocasião, foi pouco transparente e lenta na atenção que deveria dar aos consumidores.

Outras informações sobre a suspensão do Ades

Anvisa suspende fabricação em 1 das 11  linhas de produção do Ades

Veja como foi a crise do Toddynho

Faltou transparência e rapidez na crise do Toddynho

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto