google_data_centerO Google permitiu um raro vislumbre dos enormes centros de processamento de dados ao redor do mundo, que centralizam todas as suas informações. Parece um cenário de ficção científica.

A visão dos centros, autorizados para visita e fotografia, pela primeira vez, revela um intricado labirinto de computadores que processam solicitações de busca na internet, vídeos do You Tube e a distribuição de emails para milhões de pessoas pelo mundo.

Com centenas de milhares de servidores, cabos coloridos e até mesmo bicicletas, para que os engenheiros possam se locomover rapidamente dentro das instalações, eles variam de uma fábrica de papel convertido num data center na Finlândia, para fazendas customizadas com servidores personalizados em Iowa, nos EUA.

Certamente nesses oito data centers encontram-se mais informações do que toda a humanidade conseguiu reunir em todos os milênios da história do mundo. É como se todas as bibliotecas do mundo estivessem juntas em oito cidades: Berkeley County, S.C., Council Bluffs, Iowa, Douglas County, Ga., Mayes County, Okla., Lenoir, N.C., The Dalles, Ore., Hamina, Finlândia e St. Ghislain, Bélgica.

Novos data centers estão sendo construídos em Quilicura, Chile; Hong Kong; Singapura e Taiwan.

O artigo de Mark Prigg foi publicado inicialmente no Daily Mail digital e reproduzido no jornal digital The Internet Daily, da Digiscope. Leia a íntegra do artigo.

Inside the internet: Google allows first ever look at the eight vast data centres that power the online world

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto