Foto lockdown“O sociólogo americano Jeremy Rifkin, que se define como ativista em favor de uma transformação radical do sistema baseado em petróleo e outros combustíveis fósseis, passou décadas exigindo uma mudança da sociedade industrial para modelos mais sustentáveis. Rifkin é consultor de governos e empresas em todo o mundo.” O sociólogo concedeu entrevista a Juan M. Zafra, para a Revista Telos, de Fundación Telefónica, reproduzida também pela BBC (Mundo). A conversa foi iniciada em dezembro de 2019, e só foi terminar em 9 de abril, quando a Europa estava no auge da crise do coronavírus e os Estados Unidos ainda não tinham muitos casos do vírus. A íntegra foi publicada em 21 de abril de 2020.

O sociólogo escreveu mais de vinte livros dedicados a propor fórmulas que garantam nossa sobrevivência no planeta, em equilíbrio com o meio ambiente e também com nossa própria espécie.

Em sua opinião, qual o impacto da pandemia do COVID-19 no caminho para a terceira revolução industrial?

Não podemos dizer que isso nos pegou de surpresa. Tudo o que está acontecendo conosco decorre das mudanças climáticas, sobre as quais os pesquisadores e eu estamos alertando há muito tempo.

O que significa "A história está se acelerando" devido à crise do coronavírus?

Tivemos outras pandemias nos últimos anos e foram emitidos avisos de que algo muito sério poderia acontecer. A atividade humana gerou essas pandemias porque alteramos o ciclo da água e o ecossistema que mantém o equilíbrio no planeta. Desastres naturais - pandemias, incêndios, furacões, inundações... - continuarão porque a temperatura na Terra continua a subir e porque arruinamos o solo.

Há dois fatores que não podemos deixar de considerar: as mudanças climáticas causam movimentos da população humana e de outras espécies; A segunda é que a vida animal e humana estão se aproximando todos os dias como consequência da emergência climática e, portanto, seus vírus viajam juntos.

Esta é uma boa oportunidade para aprender lições e agir de acordo, não acha?

Nada será normal novamente. Esta é uma chamada de alarme em todo o planeta. O que temos que fazer agora é construir as infraestruturas que nos permitam viver de uma maneira diferente.

O que a peste negra pode nos ensinar sobre as consequências econômicas globais de uma pandemia?

Devemos assumir que estamos em uma nova era. Caso contrário, haverá mais pandemias e desastres naturais. Estamos enfrentando a ameaça de extinção.

Você trabalha, estará trabalhando hoje em dia, com governos e instituições ao redor do mundo. Não parece haver consenso sobre o futuro imediato.

A primeira coisa que devemos fazer é ter um relacionamento diferente com o planeta. Cada comunidade deve assumir a responsabilidade de como estabelecer esse relacionamento em sua esfera mais próxima. E sim, temos que começar a revolução em direção ao Green New Deal global, um modelo digital de zero emissões; temos que desenvolver novas atividades, criar novos empregos, para reduzir o risco de novos desastres.

A globalização acabou, devemos pensar em termos de glocalização. Esta é a crise de nossa civilização, mas não podemos continuar pensando na globalização, pois até agora são necessárias soluções locais para desenvolver infra-estruturas de energia, comunicação, transporte e logística...

Você acha que durante esta crise, ou mesmo quando a tensão diminui, governos e empresas darão passos nessa direção?

Não. A Coreia do Sul está lutando contra a pandemia com a tecnologia. Outros países estão fazendo isso. Mas não estamos mudando nosso modo de vida.

A estratégia bem-sucedida da Coreia do Sul para salvar vidas em meio à pandemia de coronavírus

Precisamos de uma nova visão, uma visão diferente do futuro, e os líderes nos principais países não têm essa visão. São as novas gerações que podem realmente agir.

Você propõe uma mudança radical na maneira de ser e ser no mundo. Por onde começamos?

Temos que começar com a maneira como organizamos nossa economia, nossa sociedade, nossos governos; por mudar a maneira de estar neste planeta. A nossa é a civilização dos combustíveis fósseis. Nos últimos 200 anos, foi baseado na exploração da Terra. O solo permaneceu intacto até começarmos a cavar os fundamentos da terra para transformá-lo em gás, petróleo e carvão. E nós pensamos que a Terra permaneceria lá sempre, intacta.

Criamos uma civilização inteira baseada no uso de fósseis. Usamos tantos recursos que agora estamos recorrendo ao capital fundiário, em vez de lucrar com ele. Estamos usando uma terra e meia quando só temos uma. Perdemos 60% da superfície do solo do planeta; Ele desapareceu e levará milhares de anos para recuperá-lo.

O que você diria para aqueles que acreditam que é melhor viver o momento, o aqui e agora, e esperar que no futuro outros venham para consertá-lo?

Estamos realmente enfrentando as mudanças climáticas, mas também a tempo de mudá-las. As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e pelas emissões de CO₂ alteram o ciclo da água na Terra.

"A grande mentira verde": como a perda da Amazônia vai muito além do desmatamento

Nós somos o planeta da água, nosso ecossistema emergiu e evoluiu ao longo de milhões de anos graças à água. O ciclo da água nos permite viver e se desenvolver. E aqui está o problema: para cada grau de temperatura que aumenta como consequência das emissões de gases de efeito estufa, a atmosfera absorve 7% a mais de precipitação do solo e esse aquecimento os força a cair mais rápido, mais concentrado e causando mais desastres naturais relacionados à água.

Por exemplo, grandes nevascas no inverno, inundações na primavera em todo o mundo, secas e incêndios durante o verão e furacões e tufões no outono varrendo nossas costas. As consequências vão piorar com o tempo.

Estamos diante da sexta extinção e as pessoas nem percebem. Os cientistas dizem que metade de todos os habitats e animais da Terra desaparecerão em oito décadas.

Veja o restante da entrevista em

Todas las mis esperanzas están depositadas em el generación milenial*

Coronavírus: 'Estamos diante de uma ameaça de extinção e as pessoas nem sabem disso", afirma sociólogo Jeremy Rifkin

*Millennial são alternativas ao anglicismo milenar, um termo que se refere a pessoas pertencentes à chamada geração Y, nascidas aproximadamente nas duas últimas décadas do século XX.

Tradução: JJF

Foto: Itália, Reuters.

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto