LIVRO 3A EDICAONa segunda quinzena de setembro, o Grupo Gen (Editora Atlas) estará colocando no mercado a 3ª edição do livro “Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar CriseCorporativas”. Desde junho, encontra-se esgotada a 2ª edição. Por isso, muitas pessoas têm procurado o livro e não o encontraram.

A 3ª edição sai completamente atualizada com 30 crises corporativas analisadas em “box” isolados do conteúdo geral, além de mais 20 crises citadas e comentadas no desenrolar do conteúdo. O livro contempla as últimas grandes crises corporativas ocorridas no Brasil e no mundo: Vale, Chapecoense, Volks, Facebook, Samarco, Samsung, Museu Nacional, Boeing, Flamengo, United Airlines, atentados em escolas, o drama da imigração e as crises políticas do Brasil, entre outras. Mesmo as crises anteriores, como a da Petrobras, de Fukushima e acidentes aéreos tiveram textos atualizados com as últimas informações.

Além de uma revisão completa do conteúdo, a maioria das informações foi atualizada e cotejada com exemplos de crises corporativas ou políticas ocorridas no Brasil e no mundo nos últimos anos, principalmente as que implicavam atualização, inclusive dos números. O livro foi acrescido de mais um capítulo que trata de “Fake News” e Pós-Verdade, dois temas que estão a exigir uma profunda reflexão de quem pretende trabalhar com crises e comunicação.

E mais. Essa edição, além do índice remissivo das organizações citadas, vem como um índice remissivo geral, que contempla a palavra-chave de grande parte do conteúdo, facilitando encontrar rapidamente determinada informação no meio de 300 páginas.

Com o lançamento, “Gestão de Crises e Comunicação” torna-se, mais uma vez, o último livro publicado em português, com foco exclusivo em “Risk and Crisis Management”.  Desde 2013, quando saiu a primeira edição, o livro “Gestão de Crises e Comunicação” virou referência no mercado, por abordar o tema “gestão de crises”, sob o aspecto prático da gestão desse tema na empresa, ensinando como se faz Plano de Crise ou um Manual de Gerenciamento de Crises; dando dicas sobre entrevistas, mensagens-chave, Media Training, papel do Jurídico, nas crises, e trazendo modelos e diagramas dos elementos-chave que devem ser seguidos na gestão de uma crise por parte do "board" da organização. O livro é complementado por um apêndice atualizado, com modelos de notas, comunicados, roteiro de auditoria e entrevistas, além de uma filmografia sobre gestão de crises.

A 2ª edição foi publicada em 2015. Em quatro anos, muita coisa mudou na forma de administrar crises e comunicação. Embora no exterior, principalmente nos EUA, na Grã-Bretanha, Austrália e França haja excelente bibliografia sendo publicada e atualizada, em português ainda é muito incipiente trabalhos teóricos sobre gestão de crises. É importante ressaltar que muitas empresas agregam no seu portfólio o "gerenciamento de crises" como um dos serviços oferecidos. Mas, a maioria das empresas, quando oferece esse serviço, limita-se a dar assessoria unicamente sob o aspecto da relação com a imprensa. O que é apenas uma parte do processo de gestão de crises. Confundir gestão de crises com relação com a imprensa ou apenas sob a ótica da comunicação é um equívoco. E isso o livro deixa bem claro.

Ao desmistificar um tema quase sempre segregado e até certo ponto evitado nas empresas, o livro se transformou numa referência para os CEOs e profissionais da área de riscos, compliance, comunicação e gestão, que a cada dia se preocupam com a estruturação de uma área específica sobre gestão de riscos e crises na organização, tema extremamente complexo e ainda pouco explorado.

A partir do lançamento, o livro poderá ser adquirido no site do Grupo Gen (www.grupogen.com.br); nos sites das principais livrarias online; diretamente nas livrarias das capitais, principalmente; e, ainda, mediante encomenda direta no site www.comunicacaoecrise.com. É preciso esclarecer que as grandes livrarias que trabalham com best-sellers dificilmente mantêm estoque de livros didáticos nas prateleiras. Por isso, lamentavelmente, alunos, participantes de palestras e cursos acabam não encontrando o livro nas grandes livrarias. O que poderá ser sanado mediante encomenda. Entretanto, quem precisar do livro e não encontrar, não importa se na capital ou no interior, tanto poderá adquiri-lo pela Internet, como se dirigindo diretamente ao site www.comunicacaoecrise.com. O preço do livro será definido assim que a 3ª edição ficar pronta.

Outras informações sobre este artigo

Um livro para desmistificar a gestão de crises

Entrevista a Milton Jung, no Programa "Mundo Corporativo", da CBN

Resenha jornal "Valor Econômico", 15/10/2013

LIVRO Resenha Valor

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto