Siga-nos no Twitter

 

Capa FINAL EDITORAA Editora Atlas acaba de lançar uma obra imprescindível para quem trabalha com gestão e comunicação. Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar crises Corporativas.

O livro aborda as principais questões relacionadas com a administração de crises corporativas, nas áreas pública e privada, e vem preencher uma lacuna na bibliografia existente em língua portuguesa sobre o tema.

O autor, João José Forni, jornalista e professor de pós-graduação em cursos de Comunicação Pública e Empresarial, aborda o tema gestão de crises sob o prisma da gestão operacional e da comunicação, procurando aprofundar o tema gestão de crises e desmistificar o relacionamento com a mídia, no momento em que as organizações se tornam bastante vulneráveis.

Como diz o prefaciador, jornalista Miguel Jorge, é uma obra necessária. Gestão de Crises e Comunicação procura contemplar os principais aspectos que executivos e assessores de comunicação precisam conhecer para lidar com crises corporativas, tanto na área pública, quanto privada.

O autor, com larga experiência em gestão e comunicação corporativa, há mais de dez anos se concentra em acompanhar e estudar a maioria das grandes crises corporativas ocorridas no Brasil e no mundo. Ao se debruçar sobre o tema, apoiado por um denso e minucioso levantamento bibliográfico de dezenas de publicações e entrevistas com especialistas, do Brasil e do exterior, produziu um livro de leitura indispensável para empresários, gestores públicos, profissionais de comunicação, pesquisadores e alunos. Um estudo completo sobre gestão de crises, escrito como se fosse uma grande reportagem.

O resultado é um livro de leitura indispensável para empresários, gestores públicos, profissionais de comunicação, pesquisadores e alunos de administração, marketing e comunicação. O autor procurou utilizar uma linguagem acessível, em estilo jornalístico, para poder falar de um tema complicado, um tanto ausente das discussões nas reuniões de gestores ou nos planos estratégicos das empresas.

O novo lançamento da Editora Atlas, Gestão de Crises e Comunicação, tem prefácio do jornalista Miguel Jorge, e se divide em seis partes. Cada uma constitui um painel independente, como se fosse um livro temático e pode ser lida isoladamente:

  • Conceito, origem e tipos de crise: afinal, o que vem a ser uma crise? Crise é um problema? De onde vêm as crises? Quais as áreas com maior incidência de crises nas corporações?   
  • Reputação e imagem: um estudo sobre o efeito perverso das crises na reputação de pessoas e organizações. Por que a reputação é tão importante de ser preservada nas crises?
  • Prevenção de crises: é possível evitar as crises? Ou são inevitáveis? O autor ensina como criar mecanismos de prevenção que possam evitar as crises ou, pelo menos, minimizá-las;
  • O processo de gestão de crises: um denso estudo sobre como é concebida a boa gestão de crises, elegendo alguns elementos-chave que figuram como dicas para o gestor poder conduzir uma situação de crise;
  • Comunicação de crise e relações com a mídia: esta uma competência imprescindível e fundamental para o gestor ou executivo conseguir administrar bem uma crise. Não existe boa gestão de crise sem uma boa comunicação de crise; a difícil tarefa de enfrentar a mídia, em momentos difíceis para as empresas ou os governos;
  • A Sociedade Vigiada: aborda a internet, novas tecnologias, vazamentos e o admirável mundo novo das redes sociais.

No Brasil, o tema gestão de crises ficou muito limitado aos profissionais de relações públicas e jornalismo ou aos especialistas das áreas operacionais. Executivos e gerentes, em geral, não se especializaram ou não priorizam esse tema, indispensável para momentos críticos do mundo empresarial e globalizado.

Gestão de Crises e Comunicação procura trazer os gestores – CEOs, executivos, gerentes –, junto com o pessoal de comunicação -  para o cenário das crises. O livro deixa bem claro que gerenciar crises não é uma atribuição do pessoal da comunicação. Mas dos gestores. Por isso, a ênfase à liderança, ao papel do líder nos momentos conturbados da empresa.

O tema tratado neste livro é essencial na bibliografia de administração, gestão e comunicação corporativa. Executivos, autoridades públicas, políticos, empresários, gerentes, gestores de governo encontrarão informações e análises relevantes sobre como evitar e administrar crises corporativas e públicas.  

Profissionais da área de comunicação organizacional, como publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing e cultura; estudantes, pesquisadores e empresas de comunicação corporativa, além de conhecer uma densa bibliografia de gestão de crises, terão acesso a dicas práticas de como se planeja, administra e executa a comunicação nos momentos críticos.

Atualizado com análises e comentários das últimas grandes crises corporativas do mundo, o livro contempla mais de 50 cases de crise, sendo 34 publicados no livro como box ao longo dos textos; consta ainda um Apêndice com roteiros de manual de gerenciamento de crises e modelos de comunicados para a imprensa e de auditoria.

Gestão de Crises e Comunicação é uma obra para ser lida e debatida no ambiente profissional, um verdadeiro Manual de Crises, principalmente para quem se preocupa com resultados e não quer ser surpreendido por acontecimentos negativos sem estar preparado.

Observação: Em abril de 2015, foi lançada a 2ª edição do livro. Uma revisão completa da 1ª edição, tendo acrescentado duas crises que ocorreram posteriormente à divulgação da 1ª edição: a crise da Petrobras, ligada às denúncias da Operação Lava Jato; e a crise da Malaysia Airlines, com os dois acidentes aéreos que ocorreram em 2014.

GESTÃO DE CRISES E COMUNICAÇÃO - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar crises Corporativas

Autor: João José Forni - Prefácio: Miguel Jorge - Editora: Atlas (2013) - Preço R$ 69,00 (no site da Editora, desconto de 20%) - Páginas: 320 - Edição impressa e digital 

Diagrama Conceptivo do livro Gestão de Crises e Comunicação

Opiniões de leitores sobre o livro

"Amei o livro. Denso, bem escrito, atual. O livro é muito bom. Rigoroso. Fácil de ler, mas com rigor acadêmico". (Francisco Viana, escritor, jornalista e Consultor de Comunicação).

“Recomendo o livro Gestão de crises e Comunicação, de João José Forni, recém lançado pela Atlas. Um livro que recomendo a todos. Li todinho e gostei demais. Um texto abrangente e essencial para gestores e comunicadores, com conceitos e exemplos relevantes. O autor tem larga experiência nesse tema e dá importante contribuição para a literatura em comunicação empresarial. Boa leitura para todos nós." (Wilson da Costa Bueno, Jornalista, doutor em Comunicação, professor de pós-graduação da UMESP e autor de vários livros sobre Comunicação Empresarial).

"Caro João, obrigado pelo livro. Terminei de ler e é o melhor que conheço." (Heródoto Barbeiro - escritor e jornalista da RecordNews e R7.com)

"Parabéns pelo livro. Excelente obra elucidativa." (Guga Fleury, consultor de marketing político).

"Leitura obrigatória. Indispensável não apenas para grandes crises, mas também para enfrentar os dilemas de cada dia na gestão da comunicação". (Jorge Duarte, doutor em comunicação, professor, escritor e assessor de comunicação da Embrapa).

"Peguei o livro ontem e estou começando a ler. Você realmente fez um trabalho primoroso, está muito bem organizado, fácil de ler e com conteúdo interessante". (Silvana Ribeiro, jornalista, Consultora de Comunicação).

"O livro é ótimo; estou devorando". (Irene Lobo, jornalista e assessora de comunicação).

"Estou encantada com o livro! Didático. Até sugestão de filmes!" (Ana Cláudia Klein, assessora de comunicação do Grupo Jesuíta, Porto Alegre).

Parabéns pelo livro. O material é excelente, você é uma referência pra todos do meio acadêmico. O seu trabalho é uma inspiração! (Ellis Araujo da Silva, jornalista, Professora de Comunicação, Mestre em Comunicação, Brasília)

Gestão de Crises e Comunicação certamente vai se tornar livro de cabeceira de qualquer gestor, seja ele de órgão público, de grande ou pequena empresa ou de Organização não Governamental. Identificar as ameaças, os riscos e desenvolver ações para mitigá-los é um grande desafio. Essa valiosa publicação alerta para a  importância de estar atento para pequenos sinais pois estes podem ser previsão de uma grande crise.” (Ilda Peliz, presidente da ABRACE, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias).

"Mal comecei a ler e já me apaixonei! É o que eu precisava, digno de um post especial e muitos artigos". (Alynne Cid, publicitária).

"Todo gestor deveria adotar teu livro como uma bíblia, lendo e relendo sempre. Ainda não terminei de ler o livro. Cada página lida gera uma grande reflexão. Teu livro é um tesouro para gestores e comunicadores." (Marina Fonseca, jornalista).

"O livro é ótimo. Está muito bem escrito. Excelente material para estudantes de comunicação e ao mesmo tempo uma literatura prazerosa, graças aos inúmeros exemplos e cases." (Luanda Priscila, jornalista e assessora do CCBB).

"Li e adorei". (Wal Andrade, Comunicóloga e profissional autônoma).

"Professor João José Forni, o senhor me inspira. Seu livro é demais!!!" (Isabelle Amaral, jornalista)

"Gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho na construção do livro. Com uma linguagem acessível, você conseguiu compor um excelente guia tanto para leigos quanto para profissionais da área. Por meio dos diversos cases, nós leitores podemos ver como as crises se desenrolam e como devem ser administradas. Achei interessante como você traçou um panorama dos cases, integrando-os devidamente à parte teórica.  Dos mais "célebres" (que estudamos na faculdade, como o da Tylenol e o da BP), até os mais recentes (como o da Airfrance, o do bullying e o do Costa Concórdia). Todos muito relevantes." (Isadora Rabelo Hausen, jornalista, autora do livro "Gestão de Crise: o caso Air France voo 447"). 

"Meu querido professor, Forni, gosto tanto desse livro, fundamental para a compreensão da Gestão de Crises nas Organizações, que sugeri sua inclusão na bibliografia do concurso para ingresso na Marinha do Brasil. Recomendo sua leitura pelos profissionais e estudiosos da área." (Andrea Paula Delduque, Brasília).

"Este livro me serviu de base em todo o meu TCC sobre a crise de imagem da Samarco. TCC no qual passei com distinção nesta última segunda feira (06/12/16). Uma obra maravilhosa!!" (Camila Ritter, estudante, Montenegro-RS).

"Livro norteador e com muitos cases interessantes sobre como enfrentar crises de imagem! Recomendo demais a leitura!" (Ludmila Wanbergna, jornalista, Fortaleza).

"Esse livro é maravilhoso. recomendo!" (Manu Carvalho, jornalista, Brasília).

                                                          **********

Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber sobre Crises Corporativas pode ser adquirido nos principais sites das livrarias online do Brasil.

http://www.grupogen.com.br

Livraria Siciliano

Livraria Saraiva

Livraria Cultura

Relativa.com.br

Portal de Livros

buscape.com.br

bondfaro.com.br

Venda direta do livro

Atenção: se você não encontrar o livro em livrarias da sua cidade e não quiser encomendar em sites de venda, você pode mandar mensagem por meio deste site (contatos), que remeteremos o livro pelos Correios, com desconto de 20% sobre o preço de capa, e você efetua o pagamento por depósito em conta, na conta que será informada por meio de email.

Repercussão do lançamento do livro

Entrevista a Milton Jung, do Programa "Mundo Corporativo" da CBN 

Valor Econômico: Remédios e dores de crises anunciadas

As crises podem ser evitadas, mas vieram para ficar - Francisco Viana

Observatório da Imprensa: Manual de sobrevivência

Livro Gestão de Crises e Comunicação vende 15% da primeira tiragem no lançamento em Brasília

Especialista lança livro Gestão de Crises e Comunicação

Jornalista lança livro sobre gestão de crises e comunicação

Lançamento de livro aborda a Gestão de Crises

Palestra de lançamento do livro Gestão de Crises e Comunicação

Jornalista lança livro Gestão de Crises e Comunicação

Escritor formado na Urcamp lança livro em Brasília

Livro Gestão de Crises e Comunicação vende 15% no lançamento em Brasília

Lançamento Gestão de Crises e Comunicação

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

bannerbotton livro