tenis_reebokUm inocente brinde, entregue ao cliente pelas compras feitas numa loja da Reebok, acabou trazendo prejuízo financeiro e arranhão na imagem.  A fabricante de roupas esportivas Reebok concordou  em pagar US$ 1 milhão em multa por importar e distribuir um bracelete com níveis de chumbo acima do permitido, causando a morte de uma criança de 4 anos.

O bracelete era fornecido pela Reebok como brinde gratuito pela compra de vários calçados infantis. Em março de 2006, a empresa soube que um menino que morava no Estado de Minneapolis, nos Estados Unidos, morreu após engolir o bracelete, que continha um pingente de coração.
 
A pena é a maior já aplicada em toda a história por violação do código americano de substâncias perigosas e precede o recall de 300 mil braceletes chineses que foram recolhidos em 2006, informou hoje a Comissão Americana de Segurança de Produtos ao Consumidor.

O antigo recorde era da Winco Fireworks, uma empresa que produz fogos de artifício, por ter importado fogos perigosos da China em 2005. A assessoria de imprensa da Reebok informou que o produto não foi distribuído no Brasil, somente nos Estados Unidos.

Enquanto isso, no Brasil, a empresa Gulliver, distribuidora dos brinquedos Magtastik e Magnetix Jr., informou que começará a fazer o recall dos brinquedos a partir de 26 de março de 2008.

De acordo com comunicado da empresa, esse recall já vem sendo feito nos Estados Unidos "pela possibilidade de partes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradas pelas crianças, e que, segundo informações do fabricante [a empresa canadense Mega Brands, que os fabrica na China], podem causar danos às crianças, justificando tratamento médico".

A Gulliver adianta que "no Brasil, até o presente momento, a empresa não foi notificada sobre qualquer incidente com consumidores envolvendo os brinquedos deste procedimento de recall".

A empresa, na verdade, está se antecipando a qualquer acidente, o que se enquadra como gerenciamento de risco. Esse tipo de ação evita que a empresa tenha uma crise causada pelos efeitos nocivos que o brinquedo possa causar às crianças. O recall é uma prática que está se tornando bastante comum e adotada pelas empresas quando percebem qualquer tipo de risco causado pelo produto que fabricam ou distribuem. Antecipam-se também a uma interpelação do Poder Público ou dos consumidores. É o que poderíamos caracterizar como uma medida preventiva, para evitar uma crise. 

Fonte: Terra Internet - Publicada em 22/03/08

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

bannerbotton livro