Enchentes no RS Rio Taquari ago 2023Em fevereiro de 2023 foi lançado, na plataforma da Universidade de Santa Maria, o Observatório de Comunicação de Crise. Uma página digital que nasceu com a proposta de reunir o conhecimento produzido no campo da Comunicação, em torno da gestão de riscos e crises das organizações, sejam públicas ou privadas. Ao longo deste ano, o Observatório já coleciona uma série de entrevistas com especialistas (veja os links abaixo), sob os mais diferentes ângulos da gestão de crises e da comunicação de crise.

A nossa contribuição na abertura do portal foi uma densa entrevista conduzida pelo professor Jones Machado, onde ele questiona os mais diferentes temas ligados à gestão de riscos e crises, gestão da comunicação de crise e inúmeras outras questões relacionadas ao tema. Nessa entrevista, vários cases são citados como exemplos de crises bem conduzidas ou mal administradas. De lá para cá, outros aspectos foram abordados com outros professores e especialistas no assunto, o que acaba se constituindo num vasto material para CEOs, gestores e profissionais de comunicação, interessados nesse tema, cada vez mais atual.

Entrevista

João José Forni

A gestão de crises e o dilema das organizações.

Coronavirus tristezaA gestão de riscos e crises deve estar profundamente alinhada à estrutura de governança da organização. E a boa governança implica ter controles rigorosos de toda a organização, que não dizem respeito apenas à necessidade de prestar contas aos acionistas, aos controladores ou à sociedade. Significam também fazer as coisas certas, o que só um sistema muito bem estruturado de compliance, ouvidoria, controladoria e auditoria podem proporcionar. O desempenho da empresa, o cumprimento de metas, o lucro, em última instância, tudo está relacionado com  um bom programa de gestão de riscos e crises.  O que nos leva à conclusão de que o tema envolve aqueles requisitos que protegem o negócio, evitando que acontecimentos negativos, por erros, mudanças na legislação, acidentes, sabotagem ou atos de má gestão comprometam a continuidade dos negócios, a segurança dos empregados, dos acionistas, dos demais stakeholders, em última instância, o futuro da empresa.

Leia a entrevista completa no Observatório da Comunicação de Crise

Outros artigos publicados na plataforma da Universidade de Santa Maria

A crise vai para as redes sociais, para a imprensa, quando você não foi capaz de administrar esse problema antes - Patricia Brito Teixeira

A comunicação preventiva ou comunicação do risco é uma dimensão que precisa avançar muito - Rosângela Florczak

Vivemos numa era dominada por desinformação - Ana Flávia de Bello Rodrigues

A gestão de crise exige tomada de decisão rápida e uma ação contundente para conter a crise - Anik Suzuki

A cultura de cancelamento é baseada na emoção pública  - Elsa Lemos

As organizações estão, hoje, muito mais sujeitas à pressão da sociedade para que assumam um posicionamento claro - Ana Paula Sartor

Fotos: Enchente no Vale do Taquari-RS - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto