Guerra da Ucrania 1"Dois anos após uma pandemia que correu mundo, os pesquisados veem os cientistas como membros mais confiáveis ​​da sociedade – por três quartos das pessoas – enquanto os líderes governamentais são os menos confiáveis. Faz pouco mais de um mês desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, uma guerra moderna em larga escala que está sendo transmitida ao vivo, minuto a minuto, batalha por batalha, morte por morte, para o mundo. Nesse curto espaço de tempo, o conflito possivelmente se tornou a guerra mais documentada da história humana e é, talvez, o maior exemplo de técnicas de guerra de informação usadas online e por outros meios de comunicação que o mundo já viu. Um mês após a invasão, os militares ucranianos tiveram um desempenho melhor do que o esperado, sobrevivendo ao empurrão inicial russo. Uma segunda fase, mais estática, parece ter começado, como observado pelo Institute of the Study of War, “uma condição na guerra em que cada lado conduz operações ofensivas que não alteram fundamentalmente a situação”.

Esse é o tema da análise feita pelo jornalista Daniel Johnson* para o site Task & Purpose, que aborda estudos e análises sobre defesa, guerra e informação. O autor aprofunda o que a mídia vem repercutindo: por que a Ucrânia está ganhando a guerra da informação, no conflito com a Rússia. Como uma potência como a Rússia não conseguiu construir versões e discursos que fossem equiparados ao seu arsenal bélico?

"Tão surpreendente quanto o estado atual da guerra terrestre é como a Ucrânia se defendeu habilmente contra os esforços russos de guerra de informação. O debate atual é se a Ucrânia foi ainda mais longe e alcançou a supremacia no domínio da informação; esta é uma realidade que há um mês parecia improvável, pois o uso da informação e da guerra híbrida pela Rússia para atingir seus objetivos estratégicos era considerado muito superior ao da Ucrânia. As mesas viraram.

"Também está claro que a Ucrânia está se engajando em propaganda para destacar seus sucessos militares, e não seus fracassos. A informação não existe no vácuo, no entanto, e qualquer elogio ou crítica ao esforço de guerra de informação ucraniano deve considerar que são seus sucessos atuais no terreno que estão levando a vitórias no domínio da informação." É bom lembrar o que o especialista americano em gestão de crises, Steven Fink, diz: "Na batalha entre realidade e percepção, a percepção sempre ganha".

Guerra na Ucrânia m bom"A informação é um campo de batalha travado explorando tensões étnicas, disseminando desinformação, obstruindo comunicações, infiltrando-se e criando narrativas por meio de fotos seletivas, videoclipes e comunicados de imprensa apresentados de forma a angariar simpatia e solidariedade do resto do mundo, ao mesmo tempo em que inspira medo e costurando o caos na mente do inimigo. Os mestres desta forma de guerra usam estereótipos, crenças profundamente arraigadas e ideias culturais para atacar as fraquezas de seus inimigos. Essa arte sombria vai muito além da comunicação na internet e da ampliação da verdade; contém técnicas interconectadas nos domínios físico e de informação. Como outras formas de guerra, a violência é inerente ao oonceito.

"Os resultados físicos são a melhor maneira de vencer uma guerra de narrativas, e o uso das mídias sociais pela Ucrânia demonstra uma profunda compreensão de como os domínios físico, informativo e cognitivo estão conectados.

Para o autor, "A campanha de influência da Rússia, enquanto isso, está tendo problemas devido à sua atual falta de sucesso estratégico e tático na invasão até agora. Essas falhas na guerra de informação estão em contraste direto com as técnicas de guerra híbrida que os militares russos exibiram durante a invasão da Ucrânia em 2014 e em outros lugares. Durante esse conflito, os russos aproveitaram as queixas históricas e étnicas no leste da Ucrânia e invadiram as comunicações das forças de defesa ucranianas, o que interrompeu sua infraestrutura de informações. Eles também utilizaram representantes físicos no terreno, como grupos de extrema direita, gangues de motociclistas ou os “homenzinhos verdes” das Forças Armadas russas para enganar os oponentes e fazê-los pensar que os militares russos não estavam envolvidos com a guerra na Ucrânia. Os militares dos EUA chamam isso de “engano”, e as operações de engano também podem incluir desinformação sutil ou campanhas de propaganda combinadas com esforços táticos no terreno."

Inicialmente, a expectativa era que essa guerra fosse uma repetição dos sucessos da guerra híbrida da Rússia em 2014. Mas várias falhas no campo de batalha frustraram qualquer tentativa dos militares russos controlarem a narrativa.

Daniel Johnson observa que "A lacuna entre o sucesso no terreno e a criação de uma narrativa coesa já incomodou combatentes antes, como o Estado Islâmico, também conhecido como ISIS, ISIL ou Daesh. O Estado Islâmico teve um esforço de guerra de informação robusto e altamente bem-sucedido; enquanto a Al Qaeda na força militar do Iraque atingiu o pico de cerca de 1.000 combatentes, com base em muitas estimativas diferentes, o Estado Islâmico - que foi a Al Qaeda na organização sucessora do Iraque - em um ponto da atuação atraiu mais de 40.000 combatentes de 130 países diferentes, crescimento exponencial em termos de escala e poder. O grupo terrorista tornou isso possível por meio do uso da mídia social, que foi frequentemente relatada como sendo tão ou mais versátil do que a da coalizão liderada pelos americanos. Essa infraestrutura de informação foi desmantelada não apenas pelas operações de informação (IO) dos Estados Unidos (das quais eu fazia parte), mas também devido à nossa vitória tática sobre o exército terrorista no campo de batalha."

"Embora a Ucrânia esteja em desvantagem no papel, as guerras não são vencidas e perdidas em abstrato. O sucesso ou o fracasso depende das ações dos soldados no terreno. No Afeganistão, embora tenhamos fornecido bilhões de dólares em ajuda e treinamento para o governo local, ele entrou em colapso poucos dias após a grande investida do Talibã em direção a Cabul. Ao mesmo tempo, embora desarmadas e superadas nos primeiros dias da invasão, as forças ucranianas causaram grandes derrotas à Rússia ou defenderam com sucesso suas posições – ações que, por sua vez, alimentaram os memes e conversas na internet, o que aumentou ainda mais o moral ucraniano e inspirou pessoas de fora de todo o mundo a contribuir com recursos e até se voluntariar para ajudar na luta contra os invasores russos."

Talvez aí esteja o cerne da estratégia de comunicação dos ucranianos. Aproveitar cada ação positiva de sua parte e negativa de parte do invasor, para disseminar a percepção de que eles são as vítimas e os russos os carrascos.

"Memes e outras mensagens de mídia social servem a propósitos que vão além do humor; esses postos têm um propósito estratégico e tático, como identificar a localização das tropas russas, documentar as atrocidades que estão ocorrendo ou demonstrar a vontade ucraniana de lutar. O efeito dessas mensagens no aumento do moral ucraniano não pode ser subestimado. Um dos elementos mais importantes na guerra é o elemento humano. Nenhuma quantidade de poder de fogo, superioridade tecnológica ou estratégia compensará a vontade de lutar. Além disso, a superação tecnológica nem sempre garante a vitória se o inimigo continuar a exibir força de vontade para resistir."

Para o autor, "Se o exército ucraniano tivesse se retirado e fugido para as colinas proverbiais, então as narrativas sobre o Fantasma de Kiev (que pode ou não ser real), os 13 soldados na Ilha da Cobra, mandando um navio de guerra russo sair voando e as dezenas de vídeos, mostrando veículos russos destruídos, seriam inúteis, ou pelo menos menos poderosos." É a velha máxima de não adianta aquilo que você faz. Precisa que dizer o que fez.

"Embora os ucranianos estejam provavelmente envolvidos em publicidade positiva, como todos os governos fazem, a propaganda tem seus limites. Um vídeo deepfake divulgado recentemente pelos russos, que pretendia mostrar o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy ordenando que as forças militares ucranianas depusessem as armas, foi rapidamente desmascarado, em parte devido ao fato de que notícias recentes e estimativas de inteligência mostram que as baixas russas estão se aproximando de números terrivelmente altos e que o moral da tropa está se esvaindo."

"Embora haja debates sobre quantas baixas e perdas de equipamentos os russos sofreram, no nível estratégico a Ucrânia está agora há mais de quatro semanas em sua guerra e ainda detém Kiev, que deveria cair em poucas horas (pelo menos na concepção russa), quando a guerra começou. Reivindicações vindas do Ministério da Defesa da Ucrânia não são exemplos de outro “Bagdá Bob”, ministro da Informação do Iraque, Muhammad Saeed al-Sahhaf, que, em 2003, alegou que as forças americanas estavam sendo derrotadas quando tanques americanos foram literalmente mostrados se movendo à distância atrás dele. A realidade da situação do campo de batalha apoia a narrativa do governo ucraniano, sejam os detalhes exatos exagerados ou não. Os detalhes precisos preocupam mais as pessoas de fora do que os participantes e pouco contribuem para enfraquecer a campanha de Op Info (Information Operations) do país.

A análise de Daniel Johnson conclui que "Os militares de todo o mundo estão, sem dúvida, aprendendo e analisando o desempenho da campanha de guerra de informação dos militares ucranianos. Em 2016, o departamento de Defesa americano ficou feliz com uma reviravolta no mesmo dia em produtos de mídia. Agora, o ministério da Defesa ucraniano está transformando imagens para usar em narrativas estratégicas em poucas horas e, às vezes, em minutos. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos anunciou recentemente, neste mês, a criação de novas 'unidades' focadas em influenciar a esfera da informação. Eles chamaram esses novoas unidades de “influencers” (especialistas em influenciar ou oficiais de influência). Curiosamente, as novas posições combinam vários campos que vão desde as operações psicológicas às operações do ciberespaço. O anúncio desse novo nicho reconheceu a importância da complementação das informações e das operações físicas."

Mas nenhuma quantidade de desinformação pode convencer o lado perdedor de que está ganhando ou vencer a batalha no terreno por eles."

*Daniel Johnson é um ex-oficial de infantaria e jornalista que serviu no Exército dos Estados Unidos no Iraque e atualmente é bolsista Roy H. Park na Hussman School of Journalism and Media na UNC–Chapel Hill. Ele é o autor de #Inherent Resolve, um livro sobre a experiência de sua unidade na guerra contra o ISIS.

Fotos: Escritório presidencial da Ucrânia. Divulgação. AFP.

Outros artigos sobre o tema

Ucrânia: imperialismo e guerra da informação

Rússia acusa Ucrânia de atacar depósito de combustível russo

The Information War Isn't Over Yet

Outmatched in military might, Ukraine has excelled in the information war

Ukraine is winning the information war against Russia

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto