CEO bomPor que a ética do CEO é mais importante do que nunca? Violações éticas estão fazendo com que mais CEOs percam os empregos. O que estaria acontecendo? As empresas não estão fazendo uma boa seleção dos principais dirigentes? Os pesquisadores dizem que os números crescentes não apontam para mais comportamentos desonestos: é que os CEOs estão sendo responsabilizados por uma quantidade maior de falhas em decisões, que acabam comprometendo a gestão. O que enfatiza cada vez mais a importância do compliance. Em função também de uma cobrança da sociedade, dos acionistas e da mídia por mais transparência e disclosure.

Enquanto a crise faz o volume de negócios globais estar em declínio, a proporção de CEOs sendo demitidos por questões éticas está em ascensão. A porcentagem permanece relativamente baixa, mas a tendência é uma das que exigem atenção redobrada de todas as organizações. Os EUA e o Canadá viram o índice dobrar para 3,3% dos quatro anos que terminaram em 2011 para os quatro que terminaram em 2016. Outras regiões viram escalas mais graves, como por exemplo, nos chamados BRIC, Brasil, Rússia e Índia, onde os números quase triplicaram, atingindo quase 9% de todos os CEOs despedidos nessas áreas.

Enquanto o número parece pequeno - apenas 82 CEOs foram expulsos por escândalos entre as 2.500 maiores empresas públicas dos EUA, nos últimos cinco anos - as demissões por mau comportamento entre 2012 e 2016 aumentaram de 3,9 por cento no período anterior de cinco anos para 5,3 por cento no últimos cinco, um crescimento de 36%.

O Brasil faz parte do grupo que registrou o aumento mais expressivo: nos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o número de CEOs afastados por conta de más condutas cresceu 141%. Nos EUA e Canadá, o crescimento foi de 102% e nos países da Europa Ocidental, 41%. A maioria das trocas de comando, porém, é planejada: mais de 80% nos BRICs e EUA/Canadá e pouco menos de 70% na Europa Ocidental. 

Na América do Norte e Europa Ocidental, afastamentos de CEOs aumentaram de 4,6% para 7,8%; nos mercados em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índia e China, o número foi de 3,6% para 8,8% de todas as sucessões. As empresas são muitas vezes esquivas com os motivos da partida de um CEO e raramente dizem que ele foi "demitido". Trata-se de estratégia; dizem também que usam relatórios de notícias, fontes independentes e conhecimento sobre o terreno para decodificar a causa de cada mudança executiva.

"O aumento no número de CEOs afastados por questões éticas mostra uma tendência crecente entre as empresas de combater práticas que causem danos à sociedade e aos negócios. Empresas em todo o mundo estão reforçando suas práticas de governança e priorizabndo mercados onde os riscos são menores", afirmou Ivan de Souza, sócio da Strategy&.

Na natureza humana, vou por uma compreensão da humanidade como inspirada por Aristóteles. Os seres humanos têm potencial para a nobreza, mas não são nobres por instinto. Eles precisam (o que eu chamo em outro lugar) "ancoragem social". Eles precisam ser treinados, apoiados e guiados. Eles precisam ser governados. Não é no isolamento, mas em conjunto, que percebemos o nosso potencial. (Trevor Manuel, Deputy Chairman).

A ética como valor

CEO pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se alguém ainda tem dúvidas de como a ética, mais do que nunca, faz uma diferença hoje, nas empresas em geral, não importa o tamanho, veja o que aconteceu com os CEOs de empresas como Volkswagen, Toshiba, Takata, Lehman Brothers, Samsung, Petrobras, Odebrecht, entre tantas outras grandes multinacionais, quando elas se viram envolvidas em crises éticas, com o respaldo da diretoria.

O foco crescente dos legisladores, os níveis de consciência nunca vistos pelos membros do conselho e, claro, muita atenção dos stakeholders - sejam eles investidores ou repórteres -, fazem com que a ética desponte cada vez mais nas primeiras páginas dos jornais como um dos requisitos mais escrutinados atualmente. Todos esses fatores se combinam para garantir que a ética dos CEOs e demais executivos seja uma prioridade e até represente um "ativo" da empresa na avaliação do seu "capital reputacional".

O escorregão que derruba

Para o ex-diretor-executivo do Yahoo, Scott Thompson, foi um currículo incorreto, revelado por um acionista ativista, que inicialmente levou o conselho da empresa a cortar os laços com ele em 2012. Em 2015, o ex-CEO da United, Jeff Smisek, se separou da companhia aérea em conexão com uma sondagem federal sobre se ele tentou indevidamente influenciar funcionários da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. Recentemente, um erro da United, ao retirar à força um passageiro de um voo, nos Estados Unidos, sob o escrutínio implacável e global das redes sociais, arranhou a reputação da empresa e colocou em xeque o cargo do CEO, Oscar Munoz.

No ano passado, a LendingClub derrubou o fundador e CEO Renaud Laplanche, em meio a práticas de crédito e conflitos de interesse com o credor. Se parece que cada vez mais CEOs estão sendo “rifados”, entre erros éticos ou escândalos corporativos, eles estão mesmo. De acordo com um novo relatório sobre a sucessão de CEOs da Strategy&, empresas de consultoria estratégica da PwC, a porcentagem de CEOs sendo pressionada por comportamentos questionáveis - falhas, incluindo catástrofes ambientais, abuso de informações, fraude de currículos, escândalos contábeis e má conduta sexual – cresceu muito nos últimos cinco anos.

Globalmente, cerca de 31% das sucessões entre 2007 e 2011 foram por causa de demisões provocadas do CEO - seja por escândalos, falhas éticas ou típicos problemas de desempenho ou lutas de poder com o conselho. Nos últimos cinco anos, enquanto isso, esse número encolheu para apenas cerca de 20%. "Estamos passando por este período de limpeza onde você não pode mais esconder isso", disse Gary Neilson, diretor da Strategy&.

Neilson diz que o aumento das mudanças em questões éticas não é por causa de mais comportamentos negativos ou de mais escândalos corporativos. Na verdade, pode até haver menos, já que os conselhos se tornam mais focados no planejamento de sucessão e enfrentam um maior escrutínio dos investidores e do público. Mas pelo menos cinco fatores tornam menos possível os CEOs saírem ilesos por praticar um comportamento inescrupuloso na empresa, segundo o executivo.

Um deles é que o público tornou-se mais cético e menos indulgente quando se trata de um mau comportamento, e o protesto público dos consumidores, combinado com a ameaça de investidores ativistas, levou os conselhos a reagirem com mais frequência. A crise financeira "estimulou muita desconfiança, francamente", disse ele. "Com os ativistas, você, como membro do conselho diretor, não quer estar sujeito a eles. Se você não agir, alguém agirá por você", .

Isso é agravado por dois outros fatores: um mundo de comunicações digitais preparado para expor um comportamento ruim que poderia ter passado despercebido no passado, bem como um ciclo de notícias 24/7, que atua como um megafone, particularmente para histórias negativas que se incendiam nas mídias sociais. Com emails e mensagens de texto, Neilson disse que é mais comum para o “board” da empresa que "você tenha uma arma fumegante", diz o diretor. Ou seja, é um cargo sob permanente vigilância.

"Você não pode se esconder disso. E há uma enorme capacidade de notícias que talvez não tenham cumprido o rito do passado", de tempo e exaustiva apuração para serem publicadas. Hoje, quando o CEO acorda, seu nome pode estar na mídia, sem que ele sequer tivesse conhecimento que naquele dia a revelação ou vazamento de um fato negativo iria ocorrer. Muitas vezes, a reação, pela surpresa e o despreparo, é demorada e judicializada. Ou ele já está demitido, e não sabe.

Foto: Ian McPhail, presidente da Comissão de Reclamações Públicas Contra o GRC

Outros artigos sobre o tema

Crise da Volkswagen atropela ética e derruba CEO

Cresce número de CEOs afastados por desvios éticos

More CEOs Are Getting Fired After an Ethical Lapse, Study Finds

More CEOs are getting forced out for ethics violations

Blockchain can help combat fraud and corruption in the oil and gas business

Volkswagen CEO, Chairman Subject of Market Manipulation Probe

Wal-Mart CEO to be deposed in Mexico bribery lawsuit

Toshiba se afunda em crise financeira, agravada por sua filial Westinghouse

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto