porta vozUm bom porta-voz é vital para qualquer empresa que queira construir o perfil e preservar a reputação. Ele dá um rosto humano à organização e pode efetivamente comunicar a mensagem com mais propriedade ao público e à mídia. O site Businesszone deu algumas dicas do que seria um bom porta-voz e diz que conhecer e dominar o conteúdo dos assuntos da empresa não é suficiente para alguém desempenhar esse papel em nome da organização.

Não importa se for numa entrevista para a mídia, se estiver falando em eventos ou interagindo com os stakeholders, um grande porta-voz da empresa precisa seguir algumas premissas:

Compreender a mídia: Você já tem uma compreensão do papel de um jornalista e você sabe como se comunicar com eles de forma eficaz. Isso irá ajudá-lo a passar a sua mensagem na mídia.

Conhecer o seu público-alvo: conhecer as pessoas que você quer que escutem suas mensagens e usar a linguagem para fazer uma boa comunicação com elas. Para isso, um bom briefing, antes da entrevista, é fundamental.

Entregar as "mensagens-chave do negócio”: antes de abordar a mídia ou o público-alvo pense sobre os três pontos-chave que você deseja transmitir ao seu público (no máximo três mensagens).

Falar com Clareza: Seja conciso e não fale muito rápido. Mantenha a compostura: Em uma situação difícil, um grande porta-voz irá manter a compostura e não perder o foco. Seu negócio vai ter a reputação ameaçada, se você responder negativamente a qualquer interrupção ou pergunta.

Esteja preparado: pense sobre todas as perguntas que possam lhe fazer e construa uma resposta para essas perguntas antes da entrevista. O ideal, principalmente quando o tema da entrevista é polêmico, construir um Q&A (questions and answers), com perguntas e respostas previamente preparadas.

Relax: olhe como você está controlando a situação e você irá aparecer mais confiante e com credibilidade.

Não fuja de nenhuma pergunta: Se você não responder a uma pergunta, parece que você tem algo a esconder e um jornalista vai sondá-lo para obter mais informações.

Uma grande porta-voz pode fazer a diferença entre uma reputação positiva para o seu negócio e uma má. Quem você acha que é um grande porta-voz da empresa e por quê?

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

bannerbotton livro