livroforniPor Marinete Veloso. Para o Valor.

Em suas atividades rotineiras, empresas públicas e privadas cometem erros que são administrados e corrigidos no exercício natural da gestão. A situação se complica quando o erro deixa de ser um problema corriqueiro, ganha contornos mais sérios e se transforma em crise.

Análises de casos emblemáticos de crises mostram que 95% delas eram previsíveis, decorrentes de erros de gestão e de administração. "Como evitá-los é o grande desafio", diz João José Forni, cujo livro discute conceitos, traz análises de casos e, principalmente, apresenta processos sobre como gerir uma crise.

"Não existe uma receita pronta para ser aplicada como modelo-padrão. Procuramos buscar caminhos para se errar menos, buscar soluções e mitigar os efeitos nocivos da crise", explica.

O livro divide-se em seis partes: conceito, origem e tipos de crises; prevenção; reputação e imagem; gestão; comunicação e relações com a mídia; e o papel das novas tecnologias. Traz apêndices com instrumentos de gerenciamento de crises, modelos de tabelas, guias de construção de mensagens-chave e "checklist". Todo esse conteúdo é resultado de um trabalho que o autor realiza há mais de dez anos, no qual acompanha e estuda a maioria das grandes crises corporativas ocorridas no Brasil e no exterior.

De acordo com Forni, crise é uma ruptura na normalidade da organização; uma ameaça real ao negócio, à reputação da empresa, à imagem da marca e ao futuro de uma corporação ou de um governo. Desperta o interesse da mídia e a percepção negativa dos "stakeholders" para o acontecimento, bem como abre flancos para a pressão dos concorrentes ou adversários políticos. Uma crise mina a confiança das pessoas na corporação.

Forni recomenda às empresas integrar em seus planos de contingência a prevenção e o treinamento para situações de crise. Para tanto, é preciso diagnosticar as ameaças e os pontos vulneráveis, bem como criar sistemas de defesa. Toda empresa, explica, deve ter um processo sistemático de identificação de potenciais crises; deve ser uma rotina incorporada ao plano estratégico da corporação.

Leia a íntegra da resenha publicada no Valor Econômico de 15/10/2013

"Gestão de Crises e Comunicação"
João José Forni. Editora: Atlas. R$ 69,00

Onde comprar o livro

Editora Atlas (20% de desconto, 30% para professores)

Livraria Siciliano (20% de desconto)

Livraria Saraiva (20% de desconto)

Livraria Cultura

Relativa.com

Portal de livros

Buscapé.com.br

Bonffaro.com.br

 

Remédios e dores de crises anunciadas

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto