O índice de leitura de jornais do brasileiro continua muito baixo em relação a outros países. Isso, apesar de o número de leitores ter aumentado em 2006, conforme números do IVC.

 

A circulação de jornais cresceu 6,5% em 2006,um índice excelente, se considerarmos que o acesso à internet e a outras mídias tem reduzido o número de leitores em todo o mundo. Alguns autores pregam até mesmo o fim do jornal impresso, no meio do século, engolido pela mídia eletrônica.

Uma pesquisa internacional realizada pela Associação Mundial de Jornais (WAN), mostra o Brasil em 50º lugar na circulação média de jornais por mil habitantes, atrás de países como África do Sul, Paquistão e Malásia. Para se ter uma idéia de como estamos abaixo dos países desenvolvidos, enquanto no Japão a média é superior a 600 leitores por mil habitantes, no Brasil esse número não passa de 45,3 leitores.

Uma combinação de baixo poder aquisitivo da população em relaçãoao preço do jornal, alto índice de analfabetismo, junto com essa tendência de ver notícias nos meios eletrônicos tem contribuído para que não haja renovação de leitores de jornais. Pesquisas também apontam a baixa qualidade do produto, que não busca alternativas para enfrentar a concorrência da internet. Tudo isso junto tem estabilizado a tiragem dos jornais nos últimos anos.

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto