Harari YuvalO badalado escritor israelense Yuval Harari*, autor de vários livros consagrados, disse hoje, no 5º dia dos ataques ao seu país, em artigo publicado em vários jornais, que a população de Israel está com dificuldade de entender o que acaba de atingi-la. E que esse ataque-surpresa nada tem a ver com a Guerra de Yom Kippur, de 1973, como alguns quiseram comparar.

Para o autor do best-seller “Sapiens”, “Em um nível, os israelenses estão pagando o preço por anos de soberba, durante os quais nossos governos e muitos israelenses comuns sentiram que nós éramos muito mais fortes que os palestinos, que nós poderíamos simplesmente ignorá-los. Há muito o que criticar a respeito da maneira que Israel abandonou a tentativa de fazer paz com os palestinos e mantém há décadas milhões de palestinos sob ocupação.”

O mundo sempre teve o serviço secreto e de informações de Israel como um dos mais preparados do mundo. E agora tenta-se entender o que houve, quando o país foi surpreendido por um ataque maciço e traiçoeiro dos terroristas do Hamas, movimento inimigo dos israelenses, e que tem as suas bases de terroristas concentrada na Faixa de Gaza, um pequeno território, vizinho de Israel. O ataque deixou mais de mil mortos de ambos os lados, sendo que pelo menos 260 jovens assassinados, próximos à fronteira de Israel com Gaza, estavam num festival de música.

Para o escritor, “os israelenses ainda estão com dificuldades para entender o que acaba de nos atingir. Primeiro nós comparamos o atual desastre à Guerra do Yom Kippur, de 1973. Cinquenta anos atrás, os Exércitos do Egito e da Síria lançaram um ataque surpresa e infligiram a Israel uma série de derrotas militares, até que as Forças de Defesa de Israel se reagruparam, recuperaram a iniciativa e viraram a mesa.

“Mas à medida que cada vez mais histórias e imagens horripilantes de massacres de comunidades emergem, nós vamos nos dando conta de que os acontecimentos do sábado recente não são de nenhuma maneira parecidos com a Guerra do Yom Kippur.

“Em jornais, nas redes sociais e nos lares as pessoas estão traçando comparações com os momentos mais obscuros do povo judeu — da mesma forma que os Einsatzgruppen, as unidades nazistas de extermínio móvel, cercavam e assassinavam judeus durante o Holocausto e que o Império Russo assassinava judeus nos pogroms.”

Harari diz também que tem vários parentes e amibos que moram nos ‘kibbutzim’ e que ouviu histórias horripilantes, inclusive com alguns deles desaparecidos.

O escritor diz que “Em um nível, os israelenses estão pagando o preço por anos de soberba, durante os quais nossos governos e muitos israelenses comuns sentiram que nós éramos muito mais fortes que os palestinos, que nós poderíamos simplesmente ignorá-los. Há muito o que criticar a respeito da maneira que Israel abandonou a tentativa de fazer paz com os palestinos e mantém há décadas milhões de palestinos sob ocupação.”

*Yuval Noah Harari é autor de “Sapiens,” “Homo Deus” e “Unstoppable Us” e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Leia o artigo completo do escritor israelense.

O horror do Hamas é lição para o populismo

Harari artigo sobre a guerra

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto