Relatorio de Riscos Globais 2023“Com o início de 2023, o mundo vem enfrentando um conjunto de riscos que são considerados totalmente novos e misteriosamente familiares. Temos visto um retorno de riscos “mais antigos” – inflação, crises do custo de vida, guerras comerciais, saídas de capital de mercados emergentes, tumulto social generalizado, confrontos geopolíticos e o espectro de um conflito nuclear – que poucos líderes empresariais e formuladores de políticas públicas desta geração já vivenciaram.”

Assim começa o Sumário Executivo do Relatório de Riscos Globais 2023, do Fórum Mundial, realizado em janeiro, em Davos, Suíça. Com base em premissas trazidas pelo Relatório, divulgado logo após o evento, o Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede* realizou uma entrevista com a professora Rosângela Florczak, consultora de empresas e decana e professora da PUC-RS, sobre as previsões bastante preocupantes daquele encontro de líderes mundiais. Rosângela é uma estudiosa do tema há anos, tendo se dedicado principalmente em divulgar conteúdos sobre reputação, comunicação de crise e gestão de riscos.

             "O custo de vida domina os riscos globais nos próximos dois anos, enquanto a falha na ação climática domina a próxima década."

Pobreza na decada“Conflitos e tensões geoeconômicas desencadearam uma série de riscos globais profundamente interconectados, de acordo com o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial de 2023. Isso inclui crises de abastecimento de energia e alimentos, que provavelmente persistirão nos próximos dois anos, e riscos de recessão, fortes aumentos em custo de vida, dificuldades de endividamento e sociedades polarizadas possibilitadas pela desinformação. Ao mesmo tempo, essas crises correm o risco de prejudicar os esforços para enfrentar os riscos de longo prazo, principalmente os relacionados às mudanças climáticas, à biodiversidade e ao investimento em capital humano.”

             "A tecnologia intensificará as desigualdades, enquanto os riscos da cibersegurança permanecerão uma preocupação constante."

Entrevista sobre Gestão de Riscos e Crises

Acesse a íntegra da entrevista da professora Rosângela Florczak, publicada no Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.

*O Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede é um serviço de curadoria e entrega digital multiplataforma de materiais sobre comunicação, marketing, RH, sustentabilidade, compliance, inovação, diversidade e temas afins.

Outras leituras sobre o tema

Íntegra do Relatório de Riscos Globais 2023

Fórum Econômico alerta para risco ao bem-estar humano nesta década

Fórum Econômico Mundial destaca riscos globais na economia e polarização social

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto