Refugiados premio brasileiro“A cada ano, o Comitê Internacional de Resgate (IRC) divulga uma lista das 20 crises humanitárias que mais se deteriorarão no próximo ano. Na última década, este relatório nos ajudou a determinar onde focar nossos serviços de emergência e suporte para salvar vidas para causar o maior impacto.

Rumo a 2023, países de todo o mundo continuam lutando com conflitos de décadas, turbulência econômica e os efeitos devastadores das mudanças climáticas. As barreiras que antes impediam que tais crises saíssem do controle – incluindo tratados de paz, ajuda humanitária e responsabilidade por violações do direito internacional – foram enfraquecidas ou desmanteladas.

Os custos humanos e econômicos dessas crises e desastres não são compartilhados igualmente. Os países da lista de observação de 2023 abrigam apenas 13% da população global, mas representam 90% das pessoas com necessidades humanitárias e 81% das pessoas que foram deslocadas à força.

Se pudermos entender o que está acontecendo nesses 20 países – e o que fazer a respeito – então poderemos, finalmente, ter a chance de começar a reduzir a escala do sofrimento humano.

Aqui, detalhamos o que você precisa saber sobre os 10 países que provavelmente enfrentarão as piores crises humanitárias no próximo ano. Para obter mais informações e ver a lista completa de 20, leia o relatório da lista de observação de emergência de 2023 ou nosso resumo da lista de observação em um relance.

1. Somália: Uma catastrófica crise de fome encabeça a lista de observação

No topo da lista de observação pela primeira vez, a Somália enfrenta uma seca sem precedentes e uma crise de fome. As pessoas já perderam a vida de fome e o país está à beira da fome.

Isso não é um “desastre natural”. A mudança climática causada pelo homem aumentou a frequência e a gravidade das secas. Décadas de conflito corroeram a capacidade da Somália de responder a choques de qualquer tipo, destruindo sistemas e infraestrutura que serviriam de proteção contra a crise atual.

Por exemplo, com sua produção de alimentos dizimada pelas mudanças climáticas e conflitos, a dependência da Somália das importações provou ser desastrosa – mais de 90% de seu trigo vem da Rússia e da Ucrânia.

2. EtiópiaA Etiópia está caminhando para sua sexta estação chuvosa consecutiva, o que pode prolongar uma seca que já afeta 24 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, vários conflitos em todo o país estão destruindo vidas e impedindo organizações humanitárias de entregar ajuda.

Embora um acordo de paz de novembro de 2022 possa ser mantido e ofereça esperança para o fim do conflito em Tigray, norte da Etiópia, 28,6 milhões continuam precisando de ajuda humanitária.

3. Afeganistão: uma população inteira é empurrada para a pobreza

O Afeganistão ficou em primeiro lugar na lista de observação de 2022, mas caiu em 2023 - não porque as condições melhoraram, mas porque a situação na África Oriental é muito grave.

 Mais de um ano desde a mudança de poder, os afegãos continuam em colapso econômico. Embora um rápido aumento na ajuda tenha evitado a fome no inverno passado, a raiz da crise persiste. Os esforços contínuos para envolver o governo e melhorar a economia falharam. Quase toda a população agora vive na pobreza e se prepara para outro longo inverno.

4. República Democrática do Congo: conflitos de décadas se intensificam

 Mais de 100 grupos armados lutam pelo controle do leste do Congo, alimentando uma crise que dura décadas. Os cidadãos são frequentemente visados. Após quase 10 anos de dormência, o grupo armado M23 lançou uma nova ofensiva em 2022, forçando famílias a fugir de suas casas e interrompendo a ajuda humanitária.

Grandes surtos de doenças – incluindo sarampo, malária e Ebola – continuam a ameaçar um sistema de saúde já fraco, colocando muitas vidas em risco.

5.Iêmen: trégua fracassada pode levar a conflito renovado

A crise no Iêmen está se aprofundando enquanto um conflito de oito anos entre grupos armados e forças do governo continua sem solução. Embora um cessar-fogo tenha reduzido os combates por vários meses, ele entrou em colapso em outubro de 2022 e não conseguiu mitigar as consequências econômicas e de saúde do conflito.

O financiamento humanitário diminuiu. Do jeito que está, 80% da população vivem em extrema pobreza e 2,2 milhões de crianças sofrem de desnutrição aguda.

6. Síria: anos de guerra desencadeiam uma crise de saúde

refugiados 5Mais de uma década de guerra destruiu o sistema de saúde da Síria e deixou o país à beira do colapso econômico. Uma década de conflito no vizinho Líbano aumentou ainda mais os preços dos alimentos e a pobreza. Atualmente, 75% dos sírios não conseguem atender às suas necessidades mais básicas e milhões dependem de ajuda humanitária. E mais de 5 milhões de sírios saíram do país fugindo da Guerra, em oito anos.

Desde 2011, quando começou a guerra na Síria, 14 milhões de pessoas no país precisaram sair de suas casas e 5,5 milhões fugiu para o exterior, principalmente para a Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito.

7. Sudão do Sul: a mudança climática agrava o legado da guerra civil

O Sudão do Sul ainda está se recuperando de uma guerra civil que terminou em 2018. Embora o conflito tenha diminuído, os combates localizados continuam generalizados. O país é um dos mais frágeis do mundo.

Desastres climáticos, incluindo inundações e secas severas, tornam cada vez mais difícil o acesso das pessoas a alimentos e recursos básicos.

Nota

Em abril de 2023, uma guerra civil explodiu no Sudão entre duas facções de militares que querem controlar o governo. Até o início de maio, cerca de 700 pessoas já haviam sido mortas nos combates e os estrangeiros foram saindo do país, numa operação de guerra.

8. Burkina Faso: atividade de grupos armados convida à instabilidade

A situação em Burkina Faso fica cada vez mais terrível à medida que grupos armados intensificam seus ataques e tomam terras. As tensões entre as facções políticas do país contribuíram para a instabilidade. Membros das forças armadas tomaram o poder duas vezes apenas em 2022.

Um crescimento no número de grupos de vigilantes aumentou a violência. Uma maior expansão entre esses grupos poderia aumentar a instabilidade política.

9. Haiti: violência de gangues e mudança climática se combinam para o caos

O Haiti entra no top 10 da Watchlist com o aumento da instabilidade política e da violência de gangues após o assassinato do presidente Jovenel Moise em 2021.

Gangues armadas assumem regularmente o controle das rotas de distribuição, causando escassez de produtos básicos e combustível. O aumento dos preços torna cada vez mais difícil para as pessoas comprar os alimentos que podem acessar.

Enquanto isso, os choques climáticos e o primeiro surto de cólera em três anos sobrecarregam os sistemas críticos de saúde e saneamento.

10. Ucrânia: Guerra cria a maior crise de deslocamento do mundo

Rua em Busha arredores de Kiev apos destruicao 4 abr 2022A guerra na Ucrânia provocou a maior e mais rápida crise de deslocamento do mundo em décadas, de acordo com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), colocando o país na lista de observação pela primeira vez desde 2017. Muitos ainda no país enfrentam o inverno sem acesso a alimentos, água, cuidados de saúde e outros suprimentos essenciais. O conflito também continua a ter efeitos cascata em todo o mundo.

A Ucrânia não está no topo da Watchlist apenas porque a enorme escala da resposta internacional ajudou a mitigar o impacto da guerra, pelo menos um pouco, em relação a outros países da Watchlist."

Nota: Além do custo e das perdas de uma guerra que o país não procurou, com a Rússia, o conflito gerou uma onda de migração no país, pelos fugitivos da guerra, para qualquer país que os recebessem. Foram 8,2 milhões de ucranianos que fugiram desde fevereiro de 2022.

Nota do editor, 16 de fevereiro de 2023: A lista de observação de emergência de 2023 do IRC foi lançada antes do desastre do terremoto de 6 de fevereiro na Turquia e na Síria.”

Fonte: International Rescue Commitee

Texto original

The top 10 crises the world can't ignore in 2023

Publicado no site do International Rescue Commitee

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto