INTELIGENCIA ARTIFICIAL MAI 2023Difícil hoje falar em comunicação, tecnologia, mundo digital e até sobre o futuro das empresas, sem abordar o tema Inteligência Artificial (IA). Aí surge uma dúvida se a IA é uma ameaça às organizações e à humanidade, num futuro próximo, ou uma oportunidade, um grande avanço no conhecimento humano que, a exemplo de outras tecnologias, estaria chegando para melhorar e facilitar a vida das pessoas e das organizações. Ou estaríamos diante de uma grave ameaça de crise?

Artigo do colunista do New York Times, Peter Coy*, “Inteligência artificial deveria ser uma ferramenta, não uma maldição, para o futuro do trabalho”, publicado em 24 de janeiro, traz alguma luz sobre qual o risco que o mercado do trabalho terá, sob a ótica da Inteligência Artificial. Dilema um pouco parecido com o que aconteceu, há mais de 30 anos, quando a Internet surgiu e mudou radicalmente não apenas nosso comportamento, mas todas as nossas relações na vida privada e corporativa. Se 2023 foi o ano em que o mundo acordou para a AI, 2024 poderá ser o ano em que os seus limites legais e técnicos serão testados e talvez violados, segundo Vivienne Walt, em recente artigo publicado no New York Times. 

Em um congresso de segurança sobre AI realizado na Grã-Bretanha em Novembro de 2023, 28 países, incluindo a China – embora não a Rússia – concordaram em colaborar para prevenir “riscos catastróficos”. E na maratona de negociações em dezembro, a União Europeia redigiu uma das primeiras tentativas abrangentes do mundo para limitar o uso de inteligência artificial, que, entre outras disposições, restringe o reconhecimento facial e falsificações profundas e define como as empresas podem usar a AI. O texto final deverá ser publicado no início de 2024 e os 27 países membros do bloco esperam aprová-lo antes das eleições para o Parlamento Europeu, em junho.

Para Peter Coy, “Se você ainda não está assustado com a inteligência artificial, ficará depois de ler a próxima frase: “Se a ciência continuar ininterrupta, a chance de máquinas sem ajuda superarem os humanos em todas as tarefas possíveis foi estimada em 10% até 2027, e em 50% até 2047.” 

“Essa é a previsão agregada de 2.778 pesquisadores que apresentaram seus trabalhos em publicações e conferências de alto nível, de acordo com uma pesquisa divulgada este mês, mas ainda não publicada em periódico. Dobrar roupas e instalar a fiação em uma nova casa foram duas das tarefas nas quais eles foram convidados a pensar. A data de 2047 para a probabilidade de 50 por cento é 13 anos antes do que os investigadores estimaram num estudo realizado um ano antes. (Crédito para Ethan Mollick, na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, por apontar este estudo em seu boletim informativo Substack.)”

Previsões apocalípticas não são raras quando um grande avanço no conhecimento aparece. Exemplo disso foi a Internet. Se fosse levado a sério o que era especulado nos primórdios da Internet, certamente não estaríamos usando esse salto na história das comunicações com a facilidade que a usamos, como se ela fosse parte integrante de nossa vida. E não precisamos ir buscar no passado como vivíamos antes da Internet. Quem tem mais de 30 anos - pode parecer até um devaneio hoje - nasceu e viveu parte da própria vida num mundo sem conexão, em que as comunicações oficiais eram todas escritas ou orais, pelos meios disponíveis. Alguém, em são consciência, admitiria sequer experimentar viver sem Internet, hoje?

Ameaça aos empregos

INTELIGENCIA ARTIFICIAL ILUSTTACAOSegundo Peter Coy, “Um cenário plausível é que as máquinas venham buscar os nossos empregos, uma por uma, até que os únicos seres humanos que trabalham no planeta sejam os jurados do “America’s Got Talent”.

“Mas as coisas não precisam ser assim. Ainda é possível para a raça humana dirigir a IA. para que complemente e aumente, em vez de substituir, as competências humanas. Os jardineiros usam enxadas e ancinhos em vez de arranhar o solo com as próprias mãos, certo? A inteligência artificial pode ser a enxada e o ancinho do século XXI.”

M.I.T. Iniciativa Moldando o Futuro do Trabalho é o nome de um novo projeto dedicado justamente a essa proposição, de analisar até que ponto a IA afeta o mercado de trabalho e as futuras profissões.

Vamos aos destaques do evento sobre IA, a que Peter Coy assistiu, publicados no mencionado artigo.

“Nada é “inexorável”, disse Daron Acemoglu, economista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e codiretor do projeto, na segunda-feira no evento inicial. “A resposta na maioria dos casos é: a Inteligência Artificial fará tudo o que escolhermos fazer.”

Segundo Peter Coy, que assistiu ao vivo o evento, na semana passada, “o tom nem sempre foi tão corajoso. Até mesmo Acemoglu e seus codiretores expressaram às vezes receio. Foram tantos momentos interessantes que vou simplesmente repassar alguns deles.”

“Katherine Cramer, cientista política da Universidade de Wisconsin-Madison, disse que os trabalhadores com salários mais baixos e médios têm expectativas “bastante básicas” para o futuro do seu trabalho. "Um homem em Kentucky disse: 'Não estou procurando uma mansão em uma colina.' O que ele e outros querem, disse Cramer, são empregos que não destruam sua humanidade, que sejam significativos e que lhes deem tempo com suas famílias. Muitos não sentem que têm isso agora. “Quando as pessoas sentem que não têm voz neste aspecto da vida – que é uma grande parte da vida em termos de tempo, em termos de energia, em termos de energia mental – isso abre espaço para o ressentimento. Isso abre espaço para as pessoas procurarem alvos para culpar”, disse ela. “Vimos a que isso pode levar.”

“Liz Shuler, presidente da A.F.L.-C.I.O. (federação dos sindicatos dos EUA), disse que os frigoríficos estão usando tecnologia desenvolvida pelos militares para medir o “tempo de folga” dos trabalhadores. Isso induz medo, disse ela, e “o medo é desestabilizador”.

“Kathleen Thelen, cientista política do MIT, disse: “Este tipo de ansiedade em relação à tecnologia é muito reduzida quando os trabalhadores e representantes são incluídos de forma significativa na introdução de novas tecnologias”. Ela apontou para a Alemanha e a Escandinávia, que têm fortes redes de segurança social e “o trabalho organizado tem uma presença real e uma voz significativa”.

“Os gerentes não gostam de desacelerar, de fazer concessões”, disse Thelen. “Mas muitas vezes, a restrição, a necessidade de negociar, excluirá estratégias fáceis e de menor esforço e forçará as empresas a serem mais inovadoras e criativas, a adotarem uma estratégia de esforço mais elevado.” Ela não se referia especificamente à substituição de trabalhadores pela IA, mas o conceito se aplica", diz o articulista.

David Autor, um membro do M.I.T. economista que também é co-diretor da nova iniciativa, disse que a lei federal transforma a organização sindical numa “guerra de trincheiras”, travada num local de trabalho de cada vez. Ele disse que é a favor da negociação setorial, na qual os sindicatos negociam com representantes de setores industriais inteiros.

“Dan Huttenlocher, reitor do Schwarzman College of Computing do MIT, disse que a inteligência artificial “muda fundamentalmente a natureza do que significa ser humano” porque ultrapassa a razão humana – algo que sempre foi considerado exclusivamente humano. Ele disse que a humanidade deveria fazer com que a IA fosse um “colaborador”.

“Frank McCourt, fundador do Project Liberty, que busca projetar e governar a Internet para o bem comum, disse que as pessoas deveriam - mas não são - possuir os dados sobre elas que existem na Internet, acrescentando: “Estamos meio que quebrados como sociedade.”

“Zeynep Ton, professora na Sloan School of Management do MIT e cofundadora do Good Jobs Institute, disse que muitos trabalhadores estão presos em um “ciclo vicioso de pobreza”, no qual não ganham o suficiente, não dormem o suficiente, têm que trabalhar em vários empregos e acabam não tendo um bom desempenho em nenhum deles. Ela apontou empresas como Costco e QuikTrip, uma rede de lojas de conveniência com sede em Tulsa, Oklahoma, que seguiram o caminho certo, criando empregos que pagam mais,  enquanto esperam mais dos funcionários. A inteligência artificial ainda não atingiu essas empresas em grande escala, é claro."

“Se seguir o caminho certo é uma ideia tão boa, por que mais empresas não o fazem, Ton perguntou retoricamente. Parte disso é falta de consciência e parte é que acertar significa mudar muitas coisas ao mesmo tempo, desde recursos humanos até marketing e estratégia, disse ela. Mas quando tudo se junta, acrescentou, o empoderamento dos trabalhadores é poderoso.”

Acemoglu expressou dúvidas de que os líderes empresariais tomem sozinhos o caminho certo para obter melhores empregos. E Simon Johnson, o terceiro codiretor da iniciativa, que ensina empreendedorismo no M.I.T. Sloan School concluiu o dia dizendo que sua imagem do futuro é “um pouco mais sombria e um pouco mais urgente” do que ouviu no evento.

O colunista conclui o artigo dizendo: “Prefiro o tom positivo incorporado no nome da iniciativa, “moldando” o futuro do trabalho. A inteligência artificial é um artifício da inteligência humana. Se deixarmos o gênio sair da garrafa, a culpa será nossa. Isso não precisa acontecer.”

*Peter Coy, colunista do The New York Times, cobre negócios há mais de 40 anos. Twitter. @petercoy

Outros artigos sobre o tema

A.I. Should be a tool, not a curse, for the future of work

Gen AI and the future of work

Artificial Intelligence (AI): What it is and how it is used

What's next in Artificial Intelligence?

 

 

 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto