Coronavirus boa foto“O impacto do coronavírus na economia global está crescendo e se espalhando diariamente. O que começou como uma emergência médica na cidade chinesa de Wuhan fez com que aviões ficassem parados, navios de cruzeiro em quarentena, parques temáticos sendo fechados e fábricas de carros engolidas.” O alerta é de Larry Elliot, editor de economia do jornal britânico The Guardian, em artigo publicado na edição de hoje.

Sem falar numa cidade de 11 milhões de habitantes, praticamente transformada em “cidade fantasma”. Cenário de filme de terror. “Imagens de TV de ruas desertas e lojas vazias contam sua própria história: a economia da China, que já estava desacelerando, sofrerá um grande golpe quando as autoridades tentarem impedirem que o vírus se espalhe." A crise de coronavírus também mostra falhas na governança da China. “Enquanto o Partido Comunista cimenta o controle, mais funcionários se preocupam em agradar seus chefes do que em cuidar do povo”, alfineta o The New York Times.

“Mas os efeitos agora repercutiram muito além da segunda maior economia do mundo: a Hyundai anunciou uma suspensão da produção na Coreia do Sul devido à falta de peças; a uma queda drástica na receita de turistas na Tailândia; para cassinos fechados em Macau.” Dezenas de empresas aéreas suspenderam os voos para a China. Negócios deixaram de ser fechados. Executivos não viajam, enquanto durar a ameaça.

No Brasil, o efeito da crise do coronavírus chegou com quedas na Bolsa, dólar subindo e, certamente, exportações para a China prejudicadas. O mundo já estava apreensivo com a lentidão do crescimento da economia nesse início do ano. Só faltava uma crise não econômica e não prevista para transformar o cenário econômico numa tempestade perfeita.

Coronavirus mapa mundial 4 fev 2020Segundo o The Guardian, “Os mercados financeiros continuam confiantes de que a crise acabará em breve. Após fortes vendas na semana passada, os preços das ações estão se recuperando porque os investidores acham que o coronavírus é passível de ser contido. Houve uma onda de excitação em relatórios não confirmados de que uma universidade chinesa havia descoberto um tratamento eficaz. Mas isso não se confirmou."

“Mas como observa Neil Shearing, economista-chefe da consultoria Capital Economics, o impacto será determinado pela forma como o vírus se espalha e evolui, e se os epidemiologistas estão inseguros, é razoável supor que os economistas também não saibam.”

O editor do The Guardian questiona: “A tênue confiança dos mercados é baseada em três suposições, todas questionáveis. Primeiro, que as autoridades da China - que são regularmente acusadas por analistas do mercado financeiro de mascarar os números de crescimento do país - estejam dizendo a verdade sobre a escala do problema.”

Segundo, que o coronavírus será uma repetição do surto de Sars (síndrome respiratória aguda grave) em 2002-03, quando houve uma breve crise que durou um quarto antes que a economia chinesa se recuperasse.

Mas tem um particular. “A China respondia por apenas 4% da produção global em 2003. Agora é quatro vezes maior. É importante como fonte de demanda global - por máquinas-ferramenta alemãs a Land Rovers - e como o centro das cadeias de suprimentos globais responsáveis ​​por tudo, de aparelhos de TV a telefones celulares. Mesmo que o coronavírus seja contido tão rapidamente quanto o Sars, haverá um impacto mais acentuado na economia global,” admite Larry Elliot.

Impacto global

"Terceiro, se o coronavírus se mostrar mais sério do que o Sars, os bancos centrais farão o que for necessário para impedir o colapso do mercado de ações global. No entanto, de todos os principais bancos centrais do mundo, apenas o Federal Reserve dos EUA tem suficiente espaço para reduzir o custo dos empréstimos. As taxas de juros em outros lugares - na zona do euro, no Japão e no Reino Unido - estão no fundo do poço ou estão perto dele.”

Na última década, cada vez que o preço das ações cai, os investidores ficam nervosos, por medo de perder uma oportunidade de compra. Cedo ou tarde, essa visão otimista do mundo se mostrará errada, diz o The Guardian.

O jornal britânico ouviu Mohamed El-Erian, o principal consultor econômico da companhia de seguros Allianz. Para ele, esse momento pode ter chegado. Ele diz que os danos econômicos causados ​​pelo coronavírus vão acabar com o tempo. “A crise, diz ele, começou com um súbito choque econômico em Wuhan e nos arredores. Fábricas foram fechadas e restrições de viagens impostas. Na fase seguinte, as fábricas foram fechadas no restante da China e entraram em vigor restrições mais extensas ao movimento de pessoas, primeiro nacionais e depois transfronteiriças."

O mais grave, segundo o consultor, é que “Isso está acontecendo em um momento em que a economia global parece particularmente vulnerável. O crescimento desacelerou, mas um período prolongado de baixas taxas de juros incentivou os investidores a assumir riscos cada vez maiores, como fizeram no período que antecedeu a crise financeira de 2007-08, quando a sensação era de que os bons tempos continuariam. sempre.”

O coronavírus poderia ser o equivalente ao colapso do mercado hipotecário subprime dos EUA: um cisne negro*? Pergunta o editor de economia do jornal. Aqueles com uma inclinação cautelosa, como o consultor El-Erian, acham que sim.

“Um evento de cisne negro* tem várias características. Tem que vir como uma surpresa completa. Tem que ter consequências profundas. E, uma vez que a poeira baixou, as pessoas que nunca viram a crise chegar dizem que era óbvio que havia problemas pela frente.”

Para Larry, o surto de coronavírus parece marcar todas as três caixas.

Tradução: João José Forni

Nota do tradutor

A lógica do Cisne Negro. A expressão nasceu do livro de Nassim Nicholas Taleb, publicado em 2007, “A lógica do Cisne Negro", que discute o impacto de eventos raros e improváveis. Eventos que estão além de nossas capacidades de previsão e que causam grande transformação em nossa sociedade. Ele diz, por exemplo, que acontecimentos graves como a II Guerra Mundial e o Atentado do World Trade Center, por exemplo, nunca poderiam ser previstos. Essa tese é bastante controvertida. A maioria dos estudiosos de Crisis Management admite que grande parte das crises graves ocorridas no mundo poderia ser prevista, se os mecanismos de gestão de risco fossem levados a sério e aprimorados. 

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto