Fake news boa um“Se você se perguntou se precisamos fazer mais para ajudar nossos filhos a reconhecer "fake news" (notícias falsas)*, um novo relatório deixa claro que a resposta é um sim retumbante. Embora 44% das crianças até 12 anos e adolescentes em uma pesquisa recente dissessem que podem distinguir a diferença entre as notícias falsas e as reais, mais de 30% disseram que compartilharam uma notícia online nos últimos seis meses admitindo que não consideraram essa informação como exatamente correta."

Esse é o tema de artigo da correspondente da CBS News e da CNN, Kelly Wallace, divulgado no site da CNN, sobre um tema que não pode mais ser ignorado. Mais cedo ou mais tarde todas as empresas terão que lidar com as mídias sociais e conhecer o caminho das pedras é fundamental, principalmente no próximo ano, quando ocorrem as eleições. 

Para Kelly Wallace, "Eles disseram ter descoberto que uma história que eles compartilhavam era errada ou imprecisa, de acordo com a pesquisa da Common Sense Media, uma organização sem fins lucrativos focada em ajudar pais, crianças e educadores a negociar mídia e tecnologia.

"A pesquisa com 853 crianças com idades entre 10 e 18 anos, nos Estados Unidos, também perguntou aos alunos o quanto eles confiaram nas informações recebidas de cada uma das fontes de notícias.

"A família obteve notas mais altas do que professores, organizações de notícias e amigos. 66% das crianças de até 12 anos e adolescentes disseram que confiam na informação que receberam da família, em comparação com 48% para professores e outros adultos, 25% para organizações de notícias e apenas 17% para amigos.

"O problema aqui é que os adultos, assim como as crianças, estão tendo dificuldades para diferenciar entre as notícias reais e falsas. Alguns também estão compartilhando notícias que eles sabem que são falsas.

"De acordo com outra pesquisa, do Pew Research Center, dos EUA, apenas 39% dos adultos americanos se sentiram "muito confiantes" de que eles podem reconhecer as notícias corretas. Na pesquisa de mais de 1.000 adultos, 23% disseram que compartilharam uma notícia falsa. 14% disseram que eles compartilhavam uma história que eles sabiam que era falsa na época, e 16% disseram que eles compartilhavam uma história que eles mais tarde reconheceram que era falsa.

"Além das notícias falsas, o estudo Common Sense Media "News and America's Kids" teve algumas descobertas interessantes sobre como as crianças se sentem sobre as notícias e sobre onde elas recebem as notícias.

As crianças se sentem mal representadas pela cobertura da mídia

"Quase 70% das crianças e adolescentes que participaram da pesquisa disseram sentir que a mídia não tem ideia sobre as experiências de pessoas com a idade deles.

"Parte do problema, eles disseram, é que a mídia não mostra as pessoas com idade equivalente. 74% disseram que, em vez de conversar sobre eles, a mídia deveria incluir mais pessoas de sua idade em histórias. (Eu aprendi isso em primeira mão, quando fiz uma história sobre as siglas que os adolescentes e as crianças usam nas mídias sociais e não conseguiram entrevistar todas as crianças e adolescentes da história).

As crianças veem muitas discussões raciais e de gênero nas notícias

"Metade das crianças disse que quando veem crianças que não são brancas nas notícias, as histórias são negativas e/ou relacionadas ao crime e à violência. Não surpreendentemente, as crianças afro-americanas, hispânicas e latinas eram mais propensas a se sentir assim.

"No que se refere ao viés de gênero, as mulheres eram menos propensas a sentir que a mídia tratava as mulheres e os homens de forma justa: 29% das mulheres jovens sentiram assim, contra 40% dos homens. Apenas um terço das crianças acreditava que havia igualdade nos retratos de mulheres e homens na mídia.

Como as notícias os fazem sentir

"Eu escrevi mais vezes do que posso contar sobre como os pais podem conversar com seus filhos sobre notícias trágicas, como um tiroteio na escola ou um ataque terrorista, e como as notícias e as imagens de tais tragédias podem impactar dramaticamente nossos filhos. A pesquisa Common Sense Media reforça esse ponto.

"Para a maioria das crianças, a notícia teve um impacto negativo no seu humor. 63% disseram que a notícia faz com que eles sintam uma ou mais dessas emoções: com raiva, medo, triste/deprimido.

"Não é nenhuma surpresa que mais crianças de até 12 anos do que os adolescentes dissessem que a notícia faz com que eles tenham medo: 43% deles versus 31% dos adolescentes.

Onde eles obtêm informações?

"Embora eles possam confiar em suas famílias mais do que qualquer outra fonte de notícias, eles ainda dizem que as mídias sociais são suas fontes de notícias preferidas. 39% por cento disseram que preferem receber suas notícias das mídias sociais, contra 36% que escolheram familiares, professores e/ou amigos e 24% que selecionaram mídia tradicional.

"Adolescentes disseram que o Facebook é a fonte de notícias de mídia social n. º 1, enquanto as crianças indicam o YouTube.

As notícias são importantes para eles?

"Enquanto as crianças dizem que se sentem mal representadas e que a notícia tem um impacto negativo em seu humor, a "notícia" sobre esta nova descoberta não é sombria: os pré-adolescentes e adolescentes ainda valorizam isso.

"48% disseram que seguir as notícias era importante para eles, e metade disse que, seguindo a notícia, eles se sentem preparados para fazer a diferença em suas comunidades.

Finalmente, a autora deixa uma pergunta no ar: "O que você acha que seja a melhor maneira de ensinar as crianças sobre “Fake News”?"

*Notícias falsas (Fake News) é exatamente o que parece - falsificadas, infladas, ou artigos, notas, posts nas redes sociais com informação totalmente falsa, publicados como se fossem notícias verdadeiras. A maioria das histórias ou versões são criadas para atrair cliques (e, assim, inflar a receita de anúncios), muito na linha de notícias sensacionalistas de capas de tabloides, onde não há qualquer compromisso com a verdade. (Artigo "Fake News": ameaça à credibilidade da mídia e à democracia, publicado em 22/02/17, neste site).

Outras reportagens sobre o tema

Bom Dia Brasil: Especialistas discutem como combater "Fake News" durante campanha eleitoral no Brasil

"Fake News": ameaça à credibilidade da mídia e à democracia

Redes Sociais

 redetwiter redeface redeflick  redelinkedin

banner livro rodape herodoto